Está se sentindo nervoso, estressado e constantemente ansioso? Estes sintomas mentais são um problema na vida de muita gente. Se você quer se livrar deles, uma nova pesquisa – publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences –, conduzida por cientistas da Universidade de Stanford, diz que o segredo é praticar atividades físicas em meio à natureza.

Para o estudo, dois grupos de pessoas precisavam realizar uma caminhada em ritmo forte, por 90 minutos – o primeiro em um cenário urbano e o outro entre árvores, arbustos e cascalhos. Logo após este exercício, os participantes do segundo grupo reportaram que estavam mais tranquilos e o escaneamento do cérebro comprovou isto, relatando uma redução da atividade neural na área do cérebro associada com problemas mentais. Os caminhantes urbanos não tiveram estes mesmos efeitos.

Em entrevista ao site Competitor.com, Greg Bratman, autor da pesquisa, afirmou que atividades físicas ao ar livre, em um cenário natural, diminuem as preocupações, ansiedade e outros pensamentos negativos.

Com isso, é possível dizer que este tipo de atividade praticada de maneira rotineira pode ajudar até na prevenção de problemas mais graves, como a depressão – veja mais sobre o assunto na reportagem Atividade física no combate à depressão. Troque, ao menos uma vez na semana, a esteira da academia por um parque arborizado e perceba a diferença.

Fonte: Sua Corrida