Numa sociedade em que a rotina de trabalho tem se estendido, é preciso compreender que a dedicação à família deve ser mais qualitativa. Isso porque a união familiar pode ser tragada pela falta de tempo e o estresse excessivo. Quando os familiares perdem o entrosamento íntimo, o afastamento acontece aos poucos e, muitas vezes, a situação só será perceptível quando já existe uma ruptura familiar.

A falta de atenção com os familiares faz com que as separações aconteçam e os filhos se desviem por caminhos escusos. Muitos cônjuges se surpreendem com um pedido de divórcio ou com os filhos envolvidos com más companhias e vícios. Nada disso acontece de repente, mas acaba passando despercebido.

Para aproveitar melhor o tempo em família, vale algumas dicas:

 

1- Qualidade de tempo

Otimize as horas de seu dia designando o período para passar com os familiares. Lembre-se que não é a quantidade que manterá a união familiar e sim a qualidade de tempo.

 

2- Equilíbrio

Promova equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Procure não se desgastar tanto, com calma todos os afazeres rendem mais.

 

3- Prioridade

Dê preferência por participar da vida familiar. Assim, quando você estiver com a família dê a ela toda a sua atenção.

 

4- Tempo para tudo

O trabalho, o computador, o celular, o jornal ou qualquer outra atividade podem ser realizados em um tempo certo, mas não condizem com os momentos em família.

 

5- Diálogo

Converse verdadeiramente com todos que ama. Desenvolva com eles diálogos francos e sinceros. Ouça seus familiares e dê valor à opinião deles.

 

6- Seja compreensivo

Não existe bom relacionamento sem compreensão do outro, então procure ser mais tolerante e, mesmo sem concordar, respeite a maneira do outro ser e agir.

 

7- Sem pressa

Nos momentos designados à família, fuja da pressa e aproveite a oportunidade. Se você não pode estar com eles em todos os jantares, por exemplo, convide-os para um jantar tranquilo pelo menos uma vez na semana.

 

8- Divirta-se em família

Brinque com seus filhos com disposição e alegria. Você vai conhecê-los muito mais, além de desfrutar de momentos de pura satisfação. Promova passeios familiares e momentos de descontração.

 

9- Divirta-se com seu cônjuge

Escolha momentos a ser vividos a dois. Passeie com seu cônjuge o máximo que puder e com muita animação.

 

10- Cultive o bom humor

Procure afastar os problemas do cotidiano e tenha sempre um sorriso a oferecer aos familiares. Nunca se esqueça de dizer o quanto eles são importantes para você.

 

11- Demonstre admiração

Claro que você admira seus familiares, mas precisa dizer e demonstrar isso a eles. Tudo bem que às vezes será preciso fazer alguma crítica, mas dê ênfase ao que eles têm de bom e elogie.

 

12- Valorize quem você ama

Não corra o risco de descobrir tardiamente o quanto seus familiares são importantes para você. Dê valor agora: ame, sorria, elogie, viva e seja feliz com sua família hoje.

Seguir essas dicas é garantia de fazer toda a diferença. Conquistar um ótimo relacionamento familiar e construir felicidade genuína. Afinal, como escreveu Leon Tolstoi: “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”.

 

Fonte: Familia.com.br