1. O sonho de Vitório – a partir de 1 ano

Este livro traz somente as ilustrações da Veridiana Scarpelli. É sobre a história de um porquinho que passa por diversas aventuras após mergulhar em uma poça d’água. Com as imagens, a ilustradora faz a criança conhecer todos os sonhos de Vitório e, ao mesmo tempo, se identificar com eles.

 

o sonho de vitorio

 

2. A caraminhola da minhoca – a partir de 2 anos

A Caraminhola da Minhoca, de Blandina Franco, é um livro com muitas figuras e frases curtinhas. É uma historinha de duas minhocas que se encontram para conversar, mas uma delas não quer papo. Cheio de ironias e diversão, traz uma lição muito importante!

 

a caraminhola da minhoca

 

3. A noite dos bichos – a partir de 3 anos

Este é um livro diferente e muito legal! Ele tem algumas transparências que, quando sobrepostas às ilustrações, criam imagens mágicas que conversam com a história! A obra é de Julia Wauters.

 

a noite dos bichos

 

4. Carona na vassoura – a partir de 3 anos

Tem coisa mais gostosa do que história rimada? O Carona na vassoura, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, tem este formato. Ele conta as aventuras de uma bruxa sorridente! Divertidíssimo!

 

carona na vassoura

 

5. A fome do lobo – a partir de 4 anos

Conta a história de um lobo faminto que saiu para caçar outros bichos da floresta. Mas naquele dia, os animaizinhos se reuniram para escapar da fera, mostrando que a união faz a força! Este livro da Cláudia Maria de Vasconcellos passa uma mensagem muito bonita!

 

6. Ou isto ou aquilo – a partir de 4 anos

Um dos livros mais deliciosos que eu conheço. É um clássico de Cecília Meirelles, que eu li durante a minha infância e que fico super feliz em passar para os meus filhos. É uma obra de poemas deliciosos sobre o universo infantil!

 

ou isto ou aquilo

 

7. Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo – a partir de 5 anos

As ilustrações são assinadas por William Joyce, que trabalhou em filmes da Disney/Pixar. É história de um menino chamado Modesto Máximo que todos os dias escrevia os seus momentos felizes e tristes. Até que o vento soprou e embaralhou tudo! Muito divertido!

 

Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo

 

8. Dois fios – a partir de 6 anos

Dois fios revela os costumes diários de Mussa, um garotinho africano que mostra as paisagens da África para os passageiros de seu trenzinho de papelão. Muito lindo e traz bastante conhecimento para os pequenos! O autor é Pep Molist e as lindas ilustrações são de Emilio Urberuaga.

 

dois fios

 

9. Contos de princesas – a partir de 7 anos

Uma compilação das mais famosas histórias de princesas que conhecemos! Existem vários livros com o tema, mas o diferencial deste é a adaptação das historinhas e as lindas ilustrações, que são realmente espetaculares, feitas por Wendy Jones e Su Blackwell.

 

Contos de princesa_Capa (PLC).indd

 

10. Visita à baleia – a partir de 8 anos

Uma obra muito interessante, pois é recheada de sensações e reflexões do protagonista. A situação é que seu pai conta que há uma baleia na cidade, porém, onde ele mora não existe mar. As ilustrações são poéticas e o livro é cheio de sensibilidade. Lindo! É do Paulo Venturelli.

 

visita_a_baleia-capa

Fonte: Revista Crescer